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Hábitos Alimentares Saudáveis no Ambiente de Trabalho

24.02.2021

 

Ao considerar que a maioria dos colaboradores passam em média 1/3 de seu dia no ambiente de trabalho, podemos identificar a importância de se manter bons hábitos alimentares também neste meio.

Devido a correria do dia a dia, muitos trabalhadores passam longos períodos sem se alimentar, substituem refeições principais (almoço e jantar) por lanches, acabam ingerindo uma quantidade exagerada de alimentos industrializados/ultraprocessados pela praticidade, e essas práticas acarretam em ganho de peso excessivo, doenças crônicas à longo prazo, e má qualidade de vida.

Mas venho frisar que é possível sim melhorar esses hábitos! Começando pelos horários dos lanches, com opções práticas, saudáveis e fáceis de carregar, podemos citar as frutas, essas podem ser inteiras ou picadas com acréscimos de fibras (aveia em flocos, chia, linhaça), iogurtes ou coalhas naturais desnatadas, oleaginosas como castanhas de caju/pará, nozes e amêndoas etc.

Nas refeições principais (almoço/jantar), sejam essas trazidas de casa ou oferecidas pelo local de trabalho, é necessária atenção na hora de montar seu prato. Dê preferência as carnes magras, evitando gorduras, frituras e embutidos. Não exagere nos carboidratos, dando preferência a somente um tipo (Ex: arroz ou macarrão ou batata ou polenta etc), e lembre que 50% do prato deve ser composto de vegetais (verduras e legumes).

Não menos importante, a ingesta de água também deve ser estimulada, uma vez que esta é esquecida por grande parcela dos colaboradores. Ter uma garrafa de água para uso individual e manter sempre próxima de você ajudará a aumentar o consumo. Não espere sentir sede para ingerir água. Aplicativos de celular com alarmes que lembram de beber água também é uma boa estratégia. Manter-se hidratado é fundamental para sua saúde, além de evitar doenças como cálculos renais.

Hábitos alimentares saudáveis trazem benefícios tanto para o colaborador quanto para e empresa, como aumento da resistência à doenças, menos faltas, aumento da produtividade, da capacidade de concentração e capacidade física, menor rotatividade e redução de riscos de acidente de trabalho. Que tal começar hoje a mudar seus hábitos?

 

Por Suellen Oliveira – Nutricionista Clínica - HIFA

 

 

 

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